1/6

APROXIMANDO

NINHUS - Vídeo-Dança

O APROXIMANDO nasce do reconhecimento que todos trazemos em nós dimensões patrimoniais, nomeadamente, memórias únicas, da nossa infância, com uma forte ligação ao local onde nascemos, crescemos ou trabalhámos: quanto mais tempo de memória acumulámos, mais património trazemos em nós, mais dimensões patrimoniais temos passíveis de serem exploradas.

 

O APROXIMANDO é assim um projecto de intervenção artística na comunidade proto-sénior e sénior (maiores de 50 anos) que procura, através da Dança, explorar as várias dimensões patrimoniais que cada um traz dentro de si e sempre em estreita relação com um local específico do território eleito, local esse apresentando, igualmente, forte carga patrimonial.

 

Baseados no tema “Somos Património” e recorrendo a um trabalho de consciência corporal e de exploração do movimento, pretende-se alargar os horizontes para os modos de comunicar através do corpo, como meio primordial de relação em sociedade. A partilha de histórias, experiências e novos desafios estarão presentes ao longo de todo o processo, e certamente irão contribuir para a realização de descobertas pessoais, o aumento da confiança e da auto-estima, assim como o aumento da capacidade expressiva de cada um.

 

O APROXIMANDO nasce de uma parceria com a coreógrafa e bailarina Rafaela Salvador que, com a Spira, dinamizou o Ninhus, projecto apresentado na 3ª edição da Feira do Património.

 

O APROXIMANDO é um projecto itinerante, tornando-se único em cada zona do país pela identidade de cada local.