O MUNDO PATRIMÓNIO 

MUNDO PATRIMÓNIO LAB

O Mundo Património é a área de Educação Patrimonial da
Spira – revitalização patrimonial e dedica-se a aproximar as crianças e os jovens do Património Cultural do nosso país.

 

No Mundo Património fazemo-lo através de Programação Cultural para adultos, famílias e crianças; da loja Chita – Variações de património
com o melhor do património cultural do país; da oferta pedagógica
Férias no Património sempre que não há escola; do Programa de Educação Patrimonial Aproximar para escolas; das Quartas-feiras Depois da Escola como apoio à Família; e, por fim, das Festas de Aniversário muito singulares…

 

No LAB, em Campo de Ourique, Lisboa, reunimos tudo isto.

 

No Campo, no Alentejo, temos asas ainda mais longas para trabalhar com as crianças e com as escolas – Férias no Património e Programa de Educação Patrimonial Aproximar.

 

Em qualquer caso, andamos bem contentes a conquistar fãs
para o Património de Portugal.

 

O Mundo Património - Educação Patrimonial
dedica-se a aproximar as crianças e os jovens
do Património Cultural do nosso país.

 

 

 

 CIDADE, LAB 

 

Na cidade, a nossa casa é uma antiga padaria do bairro de Campo de Ourique,
adaptada para ser um espaço aberto, livre e feliz: é o Mundo Património LAB.

Ao entrar encontra, na Loja Chita, uma selecção de produtos criativos
e tradicionais ligados ao património cultural português.
As portas de madeira escondem um chão em mosaico hidráulico,
mapas antigos nas paredes, carteiras de escola do antigamente,
uma estranhíssima 4L verde sem portas – dizem-nos que é só para os miúdos…. –,
livros à mão de semear com sofás e poltronas como companhia,
matrecos, brinquedos, pincéis, lápis
e todas as condições para uma criatividade sem fim.

 

 

 CAMPO, ALENTEJO 

No Campo, as crianças descobrem “como se está” num ambiente rural
e marcadamente alentejano: é a oportunidade de experimentarem as tradições rurais,
desde os animais cá do sítio, ao maior lago artificial da Europa,
entre jogos tradicionais do tempo dos avós, ateliers temáticos do campo, passear ao ar livre, pic-nics no meio do montado (à sombra de um sobreiro!),
sem pressas, num ambiente de total segurança.

 

 CATARINA VALENÇA GONÇALVES 

  Criadora do Mundo património LAB e Directora-geral da Spira – agência de revitalização patrimonial 

É natural da capital mas começou e continua a trabalhar no Alentejo, desde 1999, numa procura de revitalizar um conjunto de recursos culturais ímpares. A paixão por esta região do país e pelo património nascem assim bem antes dos seus 3 filhos e está directamente relacionada com a sua formação francesa, sobretudo enquanto aluna do Liceu Francês Charles Lepierre. A Catarina adora coisas simples como a luz, o silêncio, o espaço, o tempo e muitas histórias mágicas, de preferência com super-heróis...; adora crianças pelo seu lado de tão puro disparate; e adora o acto de descobrir com os outros.

 MARGARIDA VIGÁRIO DE SOUSA 

  Gestora de Projecto de Educação Patrimonial 

Mestre em Gestão Cultural, no ramo de Património e Projectos Culturais pelo ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa, colaborou ativamente com serviços educativos de diferentes instituições culturais, sobretudo no âmbito museológico, a nível da conceção, programação e realização de atividades educativas tendo em vista a aproximação dos diferentes públicos à Arte e ao Património. Pós-graduada em Educação Artística, pela Escola Superior de Educação, IPL, assume o cargo de Gestora de Projeto de Educação Patrimonial, no espaço Spira em Lisboa, contribuindo para que este se destaque como “centro” de experiência, partilha, criação e aprendizagem tendo como mote o Património à nossa volta. Alentejana de “alma e coração”, acredita na importância de trabalhar em equipa para tornar a fruição do Património Cultural uma parte imprescindível na vida de todos, tanto na cidade como no campo.

 RITA FIALHO VALENTE 

  Responsável pelas Férias no Património, no Campo

 

Nascida em Vila Verde de Ficalho é responsável pela área de Touring Cultural e Paisagístico na Spira, incluindo todas as actividades a acontecer no seu Alentejo…Antes de integrar a equipa da Spira, trabalhou em conservação e restauro de bens culturais para instituições públicas e privadas. Adora crianças, quanto mais pequenas melhor, e elas percebem logo....!!! Actividades manuais e tradições rurais são outras das suas especialidades.

 JÚLIA FARIA GUIMARÃES 

  Operacional de Comunicação 


Licenciada em Design de Comunicação, 2013, FBAUP. Pós-Graduada em Aplicações Pedagógicas e Institucionais da Arte-Terapia, 2016, SPAT. Comunicar, partilhar, relacionar diferentes universos naturais e culturais, ideias e ideais, movimento e transformação, foram sempre aspectos muito marcantes na sua vida. A Arte surge como expressão do ser e, mais tarde, o Design, como ferramenta importante. Ambos possibilitam criar e recriar estórias e cenários, percorrer diferentes pontos de vista, integrar individualidade e sociedade, procurando tornar a comunicação mais interessante e eficaz.
Na Spira surge a oportunidade de continuar a viajar no tempo e no espaço. O valor do património — pessoal, natural, cultural, social — revela-se como um belíssimo ponto de partida para transformar o aqui-agora, fundindo as precursoras e habilidosas tecnologias ancestrais, manuais, artesanais, com outras mais recentes, deste tempo tão digital, mecanizado, automatizado. 

Rua de Campo de Ourique, 169-171

1350-053 Lisboa, Portugal

mundopatrimonio@spira.pt

Tel: (+351) 217 974 587 

Tlm: (+351) 915 329 008

 

um projecto:

logotipo-spira-azul.png

A Spira é uma empresa com alvará para operar na área da Animação Turística possuindo o RNAAT nº61/2009 emitido pelo Turismo de Portugal, e Licença para Campo de Férias 37/DRAlentejo do IPJ.

smile-17.png
livro-de-elogios-02.png
smile-18.png
livro_reclamacoes-500x-207-w.png