O MUNDO PATRIMÓNIO 

 

SOBRE NÓS

O Mundo Património é a área de Educação Patrimonial da Spira – revitalização patrimonial e dedica-se a aproximar as crianças e os jovens do Património Cultural do nosso país. O Mundo Património beneficia de toda a experiência acumulada pela Spira na transformação da relação das pessoas com o património cultural.

 

Concebemos um conjunto de programas profundamente enriquecedores centrados nos recursos culturais e naturais de Portugal, quase sempre com a planície alentejana como “casa”: aberta, ampla, disponível, autêntica, segura e pronta a ser vivida de forma enriquecedor. Garantimos dias recheados de bailaricos, vários jogos, ateliers, Peddy-papers e pic-nics , saídas de madrugada com o pastor, passeios de barco no Alqueva e muitos mais... Numa aproximação das crianças e jovens ao património cultural e natural da maior região do país.

 

O QUE FAZEMOS?

 

Bem no coração do Alentejo, numa Mercearia centenária cheia de história, trabalhamos diariamente para fazer com que a nossa programação de Educação Patrimonial chegue o mais longe possível, como o som dos rebanhos pela planície alentejana ou o cheiro do pão acabadinho de fazer pelas ruas da vila. 

 

O sossego do Campo dá-nos inspiração para todo o trabalho que desenvolvemos, inclusive com as escolas do país – em Visitas de Estudo Curriculares, Projectos de Longa Duração, mas também através das nossas Viagens de Estudo no Património, verdadeiramente inesquecíveis.  

No Campo, as crianças descobrem “como se está” num ambiente rural:

é a oportunidade de experimentarem as tradições rurais,
desde os animais cá do sítio, ao maior lago artificial da Europa,
entre jogos tradicionais do tempo dos avós, ateliers temáticos do campo, passear ao ar livre, pic-nics no meio do montado (à sombra de um sobreiro!),
sem pressas, num ambiente totalmente único.

Quanto mais perto, mais surpreendente!

A NOSSA OFERTA

A pensar nos mais novos, o Mundo Património concebeu 3 dinâmicas:

 

ESCOLAS NO PATRIMÓNIO

para trazer os mais novos ao contacto com a cultura do nosso país!

 

VIAGENS DE FINALISTAS

para festejar o conhecimento!

 

CAMPOS DE FÉRIAS NO PATRIMÓNIO

para nos divertimos, aprendendo!

 

Para além disso...

O Mundo Património é parceiro do PLANO NACIONAL DAS ARTES, com programas de formação, de disponibilização de recursos didáticos e ocupação de tempos livres no campo da Cultura, do Património e das Artes.

 EQUIPA 

 
Screenshot 2022-02-24 at 18.58.45.png

 CATARINA VALENÇA GONÇALVES 

Criadora do Mundo Património e Fundadora da Spira – revitalização patrimonial.

É natural da capital mas começou e continua a trabalhar no Alentejo, desde 1999, numa procura de revitalizar um conjunto de recursos culturais ímpares. A paixão por esta região do país e pelo património está directamente relacionada com a sua formação francesa, sobretudo enquanto aluna do Liceu Francês Charles Lepierre. A Catarina adora coisas simples como a luz, o silêncio, o espaço, o tempo e muitas histórias mágicas, de preferência com super-heróis...; adora crianças pelo seu lado de tão puro disparate; e adora o acto de descobrir com os outros.

equipa-01.png
Screenshot 2022-02-24 at 18.58.55.png

 MARGARIDA VIGÁRIO DE SOUSA 

Gestora de Projecto de Educação Patrimonial 

Mestre em Gestão Cultural, no ramo de Património e Projectos Culturais pelo ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e licenciada em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa, colaborou ativamente com serviços educativos de diferentes instituições culturais, sobretudo no âmbito museológico, a nível da conceção, programação e realização de atividades educativas tendo em vista a aproximação dos diferentes públicos à Arte e ao Património. Pós-graduada em Educação Artística, pela Escola Superior de Educação, IPL, assume o cargo de Gestora de Projeto de Educação Patrimonial, no espaço Spira em Lisboa, contribuindo para que este se destaque como “centro” de experiência, partilha, criação e aprendizagem tendo como mote o Património à nossa volta. Alentejana de “alma e coração”, acredita na importância de trabalhar em equipa para tornar a fruição do Património Cultural uma parte imprescindível na vida de todos, tanto na cidade como no campo.

mvs-01.png